239 811 433 aeesac@esac.pt
Núcleo de Canicultura

 

-Historia

No início do ano de 2000, o interesse de três alunos da nossa escola pelo mundo da canicultura, levou-os, com desejo e vontade de realizarem uma exposição de cães (como já no passado havia acontecido), á constituição do núcleo de canicultura da associação de estudantes da escola superior agrária de Coimbra.

 

O então recém-criado núcleo, através de conversas entre amigos, reuniu um conjunto de pessoas que , transpondo muitos obstáculos “se apresentou” ao grande publico com uma primeira iniciativa – a Mostra canina de Coimbra.

Esta primeira grande atividade, que contou com demonstrações de cães guias de cegos, agility, obediência e cães de parar, bem como um encontro de cães da serra da estrela de pêlo curto e uma mostra de beleza, começou a preencher a lacuna que existia no mundo da canicultura em Coimbra.

 

Mais tarde e em conjunto com associação de fomento e desenvolvimento da canicultura do centro e o clube português de canicultura com o apoio da Camara Municipal de Coimbra , o nosso núcleo volta a aproximar o magnifico cenário da ESAC a um conjunto de participantes, juízes e visitantes do norte a sul do pais e mesmo de muitos locais de todo o mundo, na 14.ª Exposição Internacional Canina de Coimbra que, com cerca de500 cães, garantiu o sucesso muito pelo facto deste certame se realizar num espaço com o enquadramento natural, espetacular e aprazível que é o campo de jogos relvado da ESAC-IPC. Esta exposição continua a ser realizada e a ser um sucesso o que de ano para ano se reflete no aumento do numero de exemplares, sempre no palco perfeito que é a ESAC, o que permeia o excelente trabalho desenvolvido até ao momento .

 

Na entrada do novo seculo, o nucelo de canicultura reuniu todo um conjunto de condições e começou a realizar, todos os sábados da parte da tarde, treinos caninos em que treinadores qualificados, e ainda nos presentes dias , a população de Coimbra trás o seu cãozinho á ESAC para uma lição em que o dono é que aprende como treinar o seu cão .Lição esta que deve ter continuidade durante a semana, apenas com o contacto dono/cão. Durante estas tardes, na “ESCOLINHA”, os alunos, têm acesso a treinos de obediência e agility para os seus cães.

 

Em 2003 a “ESCOLINHA” do núcleo de canicultura realizou mais um notório acontecimento: uma demonstração de obediência e agility para população de Coimbra, onde se mostrou todo o trabalho desenvolvido ate ao momento pelos cães e seus respetivos donos. Esta demonstração refleti-o o empenho de todos os membros ativos “ESCOLINHA”.

 

Todo o trabalho realizado por este núcleo trás benefícios, não só para os alunos, mas também para a própria Escola Agraria e IPC, que de certeza foram e serão bem vistos e conhecidos tanto pelas pessoas da Cidade como por várias outras pessoas e entidades. Esperamos continuar o nosso trabalho e a desenvolver muitas iniciativas com sucesso.

 
Treinos:
-Sábados das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h
Local:
Sede do Núcleo (junto ao campo de rugby da agraria)

-Contactos

António Camilo Leite - 914254637

E-mail - nucleocanicultura@gmail.com

Fb -  Núcleo de Canicultura da ESAC - A Escolinha

Subscreva a nossa newsletter

by: MyClick